Aquilo que me inspira, levo para casa.




5.12.11

A fórmula da felicidade




Existem quase tantas definições para a felicidade quantas são as opiniões humanas, mas a verdade é que este tema está cada vez mais livre de interpretações metafísicas e mais ligado a abordagens científicas que o transferem para um patamar muito para além da abstracção de ideias. Alguns cientistas que se dedicaram a estudar a felicidade nas zonas do mundo apelidadas de blue zones (ler aqui), concluíram que existem seis centros de influência no bem-estar pessoal.
Não sei se poderemos chamar de segredos por detrás da felicidade, porque na realidade de secretismo pouco resta, mas poderemos, com certeza, afirmar que são factores que ditam, em muito, a capacidade de ter da vida uma versão feliz.

São eles:

A Comunidade
O ideal será conseguir vivermos em ambientes calmos e seguros, com várias infra-estruturas sociais (como jardins, restaurantes, comércio) acessíveis a uma curta distância.


O local de trabalho
Nos dias de hoje é quase uma utopia, mas ter emprego certo é coisa para dar um grande empurrão na capacidade em ser-se feliz. E considera-se emprego certo aquele que está ao nível das nossas ambições e capacidades e que, em simultâneo, seja desafiante. É igualmente importante que não se perca demasiado tempo em deslocações ou seja é aconselhável que o emprego seja perto de casa e nunca, mas nunca, devemos prescindir do gozo de férias. Afinal de contas estas existem para proporcionar o descanso que nos restabelecerá das exigências do meio laboral.


A vida social
Os amigos são um óptimo catalisador do bem-estar. Ter um grupo de amigos estável, coeso e presente nas boas e más ocasiões é um garante de felicidade principalmente se esses amigos partilharem uma atitude positiva perante a vida. Pessoas negativas, libertadoras de pessimismo em todas as suas acções, não são as melhores companhias quando o que se pretende é um abraço forte da felicidade. A cereja no topo do bolo alcança-se casando com a pessoa certa.


A vida financeira
Afinal parece que o dinheiro pode trazer a felicidade, ao contrário do que diz o ditado popular. Ter estabilidade financeira é crucial para uma vida feliz embora dinheiro em demasia possa ser contra-producente.


O lar
É imprescindível ter uma casa onde se goste de estar e onde o conforto percepcionado a transforme no verdadeiro porto de abrigo originador de sentimentos agradáveis.


O próprio
Os aspectos extrínsecos são importantes, mas o desenvolvimento pessoal é basilar. Treinar áreas que trarão benefícios pessoais a longo termo, num processo de auto-reconhecimento de aptidões, valores, necessidades, é indispensável para a criação de bem-estar tal como o é conceber um objectivo de vida que responda à questão “qual é a razão para me levantar todos os dias?”.

Sem comentários:

Enviar um comentário