Aquilo que me inspira, levo para casa.




22.9.17

5 livrarias a não perder em Berlim

Pode-se visitar Berlim por muitas razões. É uma cidade cosmopolita que convida a imergir no seu lado histórico para se desaguar nas suas ruas de comércio inovador com atmosferas cuidadas e convidativas. É fácil andar pelos vários bairros desta metrópole, quer a pé, quer utilizando as diversas bicicletas disponíveis para esse efeito. Sendo uma cidade plana e com uma quantidade de trânsito tolerável, a fácil mobilidade torna apelativos os passeios pelas suas longas avenidas principalmente quando entrecortados com pausas que dão lugar à ociosidade. 

Para além dos cafés, que enchem de graça as ruas de Berlim, e que não ficarão de fora deste artigo, gosto em particular de livrarias. Sendo espaços de liberdade de movimentos, podemos folhear um livro ou uma revista e enchermo-nos de mundo, de actualidade, de conhecimento ou de tendências. São, por isso, para mim, lugares de eleição para as pausas necessárias cumprindo ainda a função de me actualizar naquilo que se escreve e se fotografa pelo mundo fazendo-me sentir parte dele. As livrarias são feitas de mundo por acomodarem as visões e perspectivas dos autores que lhes dão conteúdo ao mesmo tempo que as confrontam com as percepções dos leitores. Esta pluralidade legitima-as enquanto polos de visita e por esse motivo incluo-as sempre no meu roteiro de locais. Em Berlim não foi excepção, pelo contrário, foram o mote para alguns dos dias.

Assim, elenco aqui a minha lista das 5 melhores livrarias independentes de Berlim, no que diz respeito a títulos (livros e revistas) no âmbito da actualidade, design, fotografia e lifestyle. Para saberem mais pormenores acerca das mesmas, tais como horários e localização, basta clicarem no nome de cada uma para acederem aos seus sites.


Bildband Berlin

Inaugurada em 2015, numa rua calma do Mitte, esta livraria oferece uma excelente selecção de livros de fotografia. De pequena dimensão, é muito fácil consultar todos os títulos expostos e contar com a simpatia dos seus anfitriões. Este espaço alberga ainda exposições temporárias de fotografia e é um excelente pretexto para sair da zona mais central da cidade. Como complemento, experimentem tomar um café no No Fire no Glory situado umas ruas acima.








Esta é uma livraria de âmbito mais alargado, onde livros e revistas de diferentes temáticas partilham o espaço marcado por uma estrutura cinza feita de aço que demarca a zona das escadas para o piso superior. Fundada em 1999 é já um clássico no encontro entre a pesquisa académica e a produção artística. Com paredes totalmente vestidas de livros e revistas, é difícil resistir à tentação de trazer algo para uma leitura mais atenta. Se sair de lá com algum objecto de leitura, sugiro que o aprecie enquanto saboreia um maravilhoso bolo de cenoura caseiro no Oliv.






Soda

Não muito longe da Pro qm, na esquina entre a Torstrasse e a Weinbergsweg, existe outra livraria de especial interesse. Com uma excelente selecção de livros e revistas internacionais, há uma forte probabilidade de sairmos de lá com o próximo destino de férias escolhido dada a variedade de edições dedicadas a fotografias de viagem. Com estantes claras e um ambiente acolhedor, esta livraria pode servir de pretexto para descer a Rosenthaler Strass e fazer uma paragem no restaurante vitnamita Mivadu onde o esperam diversos tipos de Pho, a famosa sopa daquele país.




Do you read me?

Outra livraria icónica, não muito distante das anteriores, e que facilmente responde às exigências de um leitor que procure livros e revistas internacionais contemporâneos. Com vista para um pátio, onde o verde contrasta com a decoração mais escura do seu interior, esta é das livrarias mais concorridas de Berlim juntando locais e estrangeiros com a mesma avidez de leitura. Revistas de moda fazem as delícias de muitos dos seus visitantes ou não fosse esta uma livraria da moda justificando perfeitamente a redundância desta associação. Para contrabalançar a urgência de leitura suscitada por este local, sugiro a visita ao Five Elephant, um café de atmosfera minimalista localizado no coração do Mitte.






C/O Berlin

Da minha lista das 5 livrarias a não perder em Berlim, esta é a única que se localiza fora do bairro do Mitte e a única que pertence a uma fundação, C/O Berlin, a qual oferece programas culturais como exibições e palestras relacionadas com fotografia recorrendo a artistas consagrados nesta área. A livraria, enquadrada num espaço amplo, apresenta não só títulos relacionados com as exibições patentes na casa que ocupa, como também outras edições dando a conhecer novos talentos na fotografia. Os entusiastas desta arte encontram aqui um exímio espaço que convida à leitura descontraída num dos vários pufes que se exibem na área envolvente. De seguida, pode tomar um sumo no Funk you localizado no belíssimo Bikini Berlin onde poderá desfrutar de uma janela ampla com vista para o Jardim Zoológico de Berlim.



Sem comentários:

Enviar um comentário