Aquilo que me inspira, levo para casa.




10.1.13

Transversalidade


Tenho 15 ou 16 anos e estou sentada no chão da sala. Por baixo de mim sinto a alcatifa. Ao meu lado espalham-se discos de 45 e 33 rotações prontos a serem escolhidos para o toque da agulha.  Nos meus ouvidos pousam uns headphones que vibram ao som da música.  O meu pai lê o jornal sentado na sua cadeira. Provavelmente conseguirá ouvir algum resquício do som que foge em decibéis elevados mas ignora-me a mim e aos esgares que faço enquanto mentalmente soletro a letra da música.  Oiço as faixas que mais gosto em modo repeat sem nunca cansar os meus receptores auditivos. Imagino-me nos mais diferentes ambientes a dançar aquele mesmo som e projecto toda uma série de situações ficcionadas. Neste momento, sou eu e a música que enchemos o meu mundo. E bastamos. Nada mais importa porque o resto é um mero excedente.

Hoje, duas décadas distam da recordação narrada. Já não tenho discos de vinyl, o gira-discos repousa em descanso na garagem e há muito que não piso alcatifa. Do meu pai, sentado na sua cadeira, somente guardo lembranças. Mas a música ainda me acompanha. O seu efeito simbiótico permanece. Os headphones continuam a merecer destaque na minha vocação hedonista.

Mudam-se os tempos mas a essência fica.

Sem comentários:

Enviar um comentário